quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Sonífera ilha

Para começar bem o blog, um texto do André de Leones.
Ver em http://aleones.wordpress.com/2007/08/23/sonifera-ilha/
Os livros vão acabar. Os jornais vão acabar. A literatura vaiacabar. O mundo vai acabar. O pós-modernismo já era. O livro dofulano é bem escrito mas não tem "enredo" nem "personagens". O livrodo fulano tem um enredo interessante e personagens fortes mas é meiosei-lá-o-quê. O livro do fulano vira as costas pra cultura pop. Olivro do fulano abraça a cultura pop. O livro do fulano tenta sererudito. O livro do fulano é erudito. Fulano é um autor jovem quetenta escrever como um autor velho. Fulano é um autor velho quetenta escrever como um autor mais velho ainda. Fulano é um autormorto que tenta parecer vivo. Criticaram o livro do fulano porquefulano é viado. Criticaram o livro do fulano porque fulano não éviado. Criticaram o livro do fulano porque é pop. Criticaram o livrodo fulano porque é erudito. Criticaram o livro do fulano porque épop & erudito. As caixinhas de comentários. As caixinhas decomentários são o último refúgio dos canalhas, ele escreveu em seucomentário. A literatura brasileira contemporânea é uma bosta. Aliteratura brasileira contemporânea é uma bosta mas o meu amigoashkjshgkshs e a minha amiga lsajdflslssnsghsgg são muito bons, sãobons demais, e eu também, claro. A literatura brasileiracontemporânea é vigorosa, extraordinária. O Brasil não temescritores. O Brasil tem escritores demais. O Brasil tem maisescritores do que leitores. O Brasil tem mais escritores do queescritores. Como assim dinheiro público? Pra escrever: lápis, papele um crítico lá na ponta - meu livro existe! Pra criticar: algumtempo livre e uma boa conexão de banda larga. O escritor kolkdghy éum débil mental. Débil mental é quem me chama, diz o escritorkolkdghy. Todo blogueiro é imbecil, escreveu o blogueiro em seublogue. Isto não é um blogue. Parece um blogue, mas não é um blogue.É uma trincheira. Estou em guerra. Estou em guerra contra osimbecis. Você é um imbecil. Estou em guerra comigo mesmo. Estou emguerra contra as guerras. Finalmente serei publicado. Finalmente vãoparar de publicá-lo. Não me chame de "senhor". Quem você pensa queé? Que ele pensa que é? Quem eu penso que você é? Quem eu penso que.A subversão intrínseca a um poema metrificado. Literaturatransgressora. Literatice transagressiva. Autor bom é autor morto.Autor vivo é bom pra foder. Detonou o livro do fulano porque fulanocomeu fulana que por acaso era. Não detonou o livro do fulano porquefulano escreve mal mas é um sujeito bacana e bem intencionado emuito bem relacionado e que joga limpo e que não fala mal de ninguéme que só quer contribuir um pouco pras letras nacionais e. Porra,não me chamaram! Tomei um porre na Mercearia, logo existo. Bonde dasletras. Já tomou porre em Paraty? Não. Então, amigo, sinto muito,mas. Teco-teco da alegria. O que um escritor deve fazer pra escreverbem? Um monte de coisas. Escrever muito? É, isso pode ajudar. Ler,ler muito? Não exagera. Elogiar os livros dos amigos pra que osamigos, bem. Não precisa ler, não, só elogia, vai. A capa ficoubacana, hein? Não li e não. Babando iogurte. O ousado, inventivo e.O escritorzinho psicopata. Eu acredito em inspiração. O que vocêesperava? Eu não acredito em inspiração, eu acredito em método etrabalho intenso e em carpintaria. Entrar pra Academia aos trinta ecinco? Eu acredito em transpiração. O Nobel aos quarenta? Euacredito no futuro, quando todo mundo estará morto. Ou ser marginalaos oitenta e três? Fulano leu meu livro e gostou. Fulano não leumeu livro e gostou. Fulano lê os livros de todo mundo e gosta detodos. Fulano não lê os livros de ninguém e gosta de todos. Aqueleali não leu meu livro e não. Eu tenho uma carreira, e você, o quevocê tem? Talento. Porra. Depois que morreu, ele. Eu acredito namentira. A geração 00. Escritores são mentirosos. Eu acredito naverdade. Os autores veteranos. Escritores são verdadeiros. Ossuplementos culturais. A verdade está lá dentro. As revistasliterárias. Qual é o seu problema? Você é doente. Vão tomar no. Quese f. Todo mundo? Quase. Ah, bom. Que susto. Pensei que fossetodomundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Reynaldo:
Toc, toc, acabo de entrar no seu blog recém-nascido e aqui vão os meus votos de muito boas viagens!
Você começou bem, o blog está muito bem concebido.
Parabéns, e la nave va!
Jaime